6 erros que podem prejudicar sua estratégia de marketing digital

6 erros que podem prejudicar sua estratégia de marketing digital

6 erros que podem prejudicar sua estratégia de marketing digital

Alguns erros são comuns no mundo do marketing digital. Será que você os comete?

A rotina e funções de um profissional de marketing e comunicação é desafiadora e a velocidade com que as estratégias e táticas mudam é assustadora. Por isso, ter conhecimento e atenção é essencial para evitar alguns erros básicos do marketing digital.

A verdade é com o advento da internet, tudo ficou ainda mais complicado, inclusive para os profissionais iniciantes. São tantas ferramentas, estratégias e metodologias que quem não tem alguns anos de experiência muitas das vezes pode cometer erros, ficar perdido e sem saber qual direção seguir.

Hoje em dia, nós sabemos que precisamos da internet, das mídias sociais e do marketing digital. Principalmente quem tem uma empresa não pode mais fugir dessa realidade e nem negar essa necessidade.

Cada empresa vive uma situação diferente, mas existem fundamentos e conceitos importantes que são comuns e funcionam para os mais diferentes ramos de negócios e, quem deseja ir para o próximo nível do marketing na internet e nas mídias sociais, não pode ignorá-los.

Hoje vamos analisar quais são os 6 erros comuns que muitos profissionais, iniciantes ou não, cometem.

6 erros que podem prejudicar sua estratégia de marketing digital. BG Comunicação e Marketing

Não planejar a estratégia de marketing digital

Quando falamos das prioridades para ter uma estratégia efetiva de Marketing, fica impossível não lembrar de planejamento e foco. Se a empresa não determinar um boa estratégia é muito provável que os objetivos fiquem dispersos. Elaborar um plano de marketing envolve definir as metas, o público-alvo e quais caminhos irá seguir para atingir os objetivos desejados.

Marketing é um processo contínuo, não adianta traçar um plano que não poderá cumprir e nem tirar do papel. Além disso, verificar o resultado das campanhas também deve entrar no escopo do trabalho.

Nós sempre falamos da importância de criar um planejamento de marketing. Mas é bom lembrar que não ter um planejamento específico para o conteúdo também é um grande erro, o que provavelmente irá acarretar no fracasso da estratégia de marketing como um todo.

Não aproveitar o potencial do site 

As Redes sociais são fundamentais para todos os negócios, mas o site da empresa é o seu portal principal - o cartão de visita online do negócio. É o local onde o cliente irá encontrar toda a informação, referência e conteúdo que ele necessita de maneira mais aprofundada e bem explicada.

Focar apenas em posts das redes sociais e esquecer do site é um dos erros mais comuns e também o mais grave para empresas que desejam alcançar o sucesso, tanto no marketing digital quanto nas vendas.

É crucial enxergar o site como uma das principais ferramentas de trabalho. Isso porque é principalmente ali que será publicada a apresentação da empresa, chamadas para ações e será feita a retenção de clientes.

Não conhecer bem a função de cada rede social

Ter uma presença online nas redes sociais já não é mais um diferencial. Atualmente, nenhuma empresa se destaca mais por utilizar uma determinada rede social, mas sim por usá-la de forma correta.

As características em comum existem. Em todos os casos, o que as empresas almejam é um espaço para mostrar suas ideias, histórias e interagir com seus clientes.

Mas nem sempre isso deve ser feito da mesma maneira. Inclusive, porque cada rede social tem sua particularidade e diferença simples como: faixa etária média, objetivo e tipo de mídia mais efetivo. Compreender essas características é um fator importante que deve diferenciá-lo.

O truque está em pensar em uma estratégia diferente para cada rede social. Porém, isso não quer dizer que não dá para automatizar tarefas como posts automáticos e agendamentos, mas sim entender que cada rede tem uma linguagem diferente, público próprio e, portanto, conteúdos específicos para cada uma delas.

 

6 erros que podem prejudicar sua estratégia de marketing digital. BG Comunicação e Marketing

Não dominar o marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo, ou Inbound Marketing, não é uma estratégia tão nova. Mas, mesmo não sendo algo recente, foram nos últimos 3 anos que esse tipo de marketing cresceu significativamente e conquistou de vez o seu espaço. A utilização de posts em blogs e redes sociais, criação de ebooks, vídeos, artigos e infográficos para chamar a atenção de consumidores em potencial começou a fazer parte do cronograma de diferentes segmentos empresariais.

Contudo, é importante ressaltar que ter muitas pessoas consumindo seu conteúdo e até muitos leads não significa necessariamente que está tudo certo. Um dos maiores erros é não elaborar um conteúdo pensado para o consumidor, ou melhor, na solução dos problemas dele. Ter uma grande audiência é sensacional, mas ter uma grande audiência que nunca irá se transformar em clientes não tem funcionalidade e nem trará resultados efetivos.

Não produzir conteúdo relevante

O que mais tem na internet é conteúdo e de todos os tipos. Se uma empresa produz um conteúdo superficial e/ou de qualidade duvidosa, provavelmente será só mais uma no mercado. Ser especialista no ramo correspondente ao da empresa e transformar-se em um formador de opinião da área é uma obrigação, não mais uma opção.

Dessa forma, além de se destacar dos concorrentes, quando o cliente precisar de um produto/serviço ele vai saber quem entende bem do assunto e irá ter mais confiança para adquirir algo dessa empresa.

O conteúdo é o combustível do Inbound Marketing. Afinal, para atrair novos consumidores e gerar novos leads é essencial criar bons conteúdos e direcionar esses visitantes até as ofertas.

Se uma empresa não produz conteúdo, é bem possível que esteja perdendo grandes oportunidades de negócio.

Uma boa estratégia de Marketing Digital, orientada para os resultados, está amarrada à produção de conteúdo. Uma vez que o conteúdo relevante gera links, a premissa de qualquer trabalho em SEO, sem contar que torna a empresa uma referência na área.

Não promover o conteúdo

A qualidade do conteúdo é importante, como já definimos anteriormente, mas isso não significa que a relevância das redes sociais deve ser ignorada. É preciso estar presente naquelas que são pertinentes ao negócio e promover o seu conteúdo por lá. Fazer campanhas, usar uma linguagem que seja próxima aos clientes e ser solícito.

Os consumidores costumam interagir pelas redes sociais e quanto mais presente uma empresa estiver, melhor para ela. A empresa que não é vista frequentemente nas redes sociais pode parecer desatualizada e/ou ser esquecida. Não cometa o erro de não divulgar os posts, uma vez que os algoritmos das redes sociais, como os do Facebook, por exemplo, cada vez mais dificultam o aparecimento orgânico dos conteúdos para os usuários.

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