Como unir marketing digital e offline em uma estratégia?

Como unir marketing digital e offline em uma estratégia?

Como unir marketing digital e offline em uma estratégia?

Apesar do sucesso e o crescimento do marketing digital, isso não significa que o marketing offline esteja ultrapassado e possa ser descartado. Os dois podem (e devem) andar de mãos dadas. Mas como fazer esta união?

Online x Offline

Redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, produção e edição de vídeos específicos para as mídias digitais da marca, chamadas para o YouTube, etc.

Anúncios e comerciais para TV e rádios, outdoors, propagandas em revistas, conteúdo para panfletos, criação de mídia para mobiliário urbano, etc.

Marketing on + Marketing off

Esse tipo de parceria pode ser exatamente o que falta para a sua marca chamar a atenção e ocupar os espaços, tanto os da rua quanto os virtuais. Ir além do que já é praticado é uma forma de oferecer uma experiência completa ao consumidor, que terá a sua marca ao lado dele em diferentes contextos. Integrar campanhas digitais é, de fato, uma maneira de engajar a pessoa de diferentes formas e fixar a mensagem em sua mente através de diversas mídias. Contudo, faz-se necessário conhecer as particularidades e os benefícios de cada uma dessas estratégias para conseguir trabalhar as duas de maneira inteligente.

Ou seja, as estratégias da campanha devem ser bem definidas para que a equipe saiba exatamente o que e como fazer. Lembrando, é claro, de que uma complementar a outra é parte fundamental nesse processo. Afinal, alinhar e reforçar a mesma mensagem gera mais popularidade sobre a marca, conversão e, a partir daí, mais negócios.

Como integrar os dois?

Quanto mais presença na mídia, melhor. Sabendo disso, é preciso avaliar o cliente, seu propósito, o tipo de mensagem que ele quer transmitir e alinhar cada uma dessas coisas de acordo com a estratégia criada. Cada ação se encaixa melhor de um jeito, e é preciso que uma equipe saiba pontuar as vantagens de cada comunicação para fazer uma campanha bem assertiva.

No que a união do marketing digital e offline pode resultar?

  1. Um evento a ser realizado em algum local da cidade precisa de divulgação, certo? E o marketing digital pode ajudar em uma abordagem comercial de primeiro contato. Afinal, o que está na internet está “presente” o tempo todo e serve para convidar o público (segmentado) para conhecer o evento. Enquanto isso, as campanhas do offline vão reforçar o que vai acontecer através da credibilidade, estando presente em partes da cidade ou em materiais que não precisam de internet para informar. Durante o evento, nesse caso, o marketing offline também vai ajudar a captar clientes através de materiais disponíveis para uso durante o contato frente a frente.
  2. Digamos que uma pessoa entrou em uma loja porque viu promoções dela em um outdoor e gostou do que viu na vitrine. A propaganda chamou a atenção dela e a levou até o local para realizar uma compra, mas é possível fazer um trabalho para torná-la uma cliente fiel, contribuindo assim para uma recompra. Entre as opções para que ela seja impactada também pelo marketing digital é dar um cartão de visita da loja com o nome das páginas, falar que novidades são divulgadas por lá, promoções exclusivas, etc.

Os exemplos acima são apenas duas possibilidades de se trabalhar o marketing online e o offline em conjunto. Existem muitas outras maneiras de juntar os dois e usar o poder de cada um deles para fortalecer uma marca, seja ela qual for.

Vale lembrar que apesar das ações online serem mais fáceis de mensurar do que as tradicionais, as mídias offline continuam exercendo um trabalho de grande valor. Essa interface é capaz de impulsionar o nome da marca e deixá-la na lembrança do público por mais tempo.

Em um mundo em que a conexão já é parte fundamental da rotina da sociedade, as ações digitais chegam para acompanhar ações presenciais e muitas vezes ajudar a entender o público. Com análises disponíveis, as áreas de marketing podem trabalhar em conjunto para entender e atender melhor seus clientes e leads, proporcionando informações mais impactantes, valiosas e no timing certo.

Deixe seu comentário

Shares