Diagnóstico de marketing: por que sua marca precisa?

Diagnóstico de marketing: por que sua marca precisa?

Diagnóstico de marketing: por que sua marca precisa?

Quando sentimos alguma dor ou incômodo, é comum procurar um médico e explicar o que está acontecendo. A expectativa é de que a consulta revele o que está ocorrendo e apresente soluções pare resolver o problema. Em outras ocasiões, procuramos um profissional para fazer um check-up e identificamos problemas que nem sabíamos que existiam. Este é um cuidado que tomamos com nossa saúde. A sua marca também merece essa atenção para garantir o bem-estar dos negócios. Por isso, é essencial realizar um diagnóstico de marketing.

Uma etapa muito negligenciada por gestores de marcas, o diagnóstico é essencial para a construção do branding. Através dele, identificamos forças, fraquezas, ameaças e oportunidades no mercado, permitindo o desenvolvimento de uma estratégia criativa de acordo com a necessidade daquela empresa.

Entendendo o processo

  1. A marca

Como vamos apresentar uma conclusão sem realizar um estudo profundo? Em uma pesquisa profunda, esperamos identificar quem é realmente aquela marca, ou seja, a sua essência, o público-alvo e a forma como a qual se comunica.

Outro ponto importante, é conhecer a concorrência. Quais empresas competem direta e indiretamente com aquele produto ou serviço?

  1. O mercado

Agora que já conhecemos a marca e a concorrência, precisamos analisar o mercado. Com isso, pretendemos conhecer o que está sendo praticado, assim como tendências e práticas que não estão dando certo.

  1. Análise SWOT

Com todas as informações em mãos, chegou a hora de sintetizar em uma matriz SWOT, que reúne as forças, fraquezas, oportunidade e ameaças daquela marca. Esta ferramenta nos permite analisar o cenário em que o negócio está inserido e compreender qual caminho devemos tomar.

  1. Conclusões e soluções

Depois de todas análises e discussões internas, criamos um documento com todos os apontamentos necessários e as soluções para que a marca, finalmente, alcance o desempenho esperado e, é claro, gere mais negócios para a empresa.

Este processo é uma etapa essencial para qualquer cliente que contatamos. Para entender melhor o que podemos fazer por você, entre em contato conosco para entendermos melhor as suas necessidades.

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