8 ferramentas que todo Social Media deveria utilizar

Ferramentas que todo social media deveria conhecer
Trabalhar como social media não é tarefa fácil. Além de pensar em conteúdos estratégicos, planejar ações, interagir com o público e organizar o material que vai para as contas do cliente, é preciso estar sempre atualizado sobre o que acontece ao redor do mundo. Por isso, embora seja um profissional em uma função recente, já encontra bons desafios pela frente. Afinal, o objetivo é ser relevante e gerar engajamento.Para facilitar o trabalho do dia a dia, existem diversas ferramentas interessantes para os profissionais dessa área. Abaixo, confira algumas que fazem a diferença na rotina de qualquer Social Media, otimizando a produção. E como tempo é dinheiro, não dá para desperdiçar nenhum segundo, não é mesmo?
  • Hootsuite

Já bastante conhecido no mercado, o Hootsuite é uma ferramenta (paga) que reúne, em um mesmo painel, opções de monitoramento de redes sociais, resposta a comentários e mensagens diretas, possibilidade de encurtar URLs e acompanhar resultados. Com ela é possível fazer tarefas e notas, fazendo com que pessoas da equipe recebam a notificação e saibam pelo que estão responsáveis. A partir daí os trabalhos podem ser divididos e monitorados da melhor forma.
  • mLabs

A mLabs tem se tornado a queridinha de muitos profissionais, uma vez que agiliza a rotina de muitos. Entre as opções que a plataforma oferece estão gerenciamento de redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, etc), produção de relatórios, agendamento de postagens, gerenciamento de inbox e comentários dos canais, comparação do seu desempenho com o da concorrência e muito mais. A mLabs é paga, mas oferece uma estrutura que controla muito bem os conteúdos a serem programados e analisados.
  • Postgrain

Voltado exclusivamente para gerenciamento de contas do Instagram, o Postgrain é uma plataforma que permite agendar publicações, Stories, responder inbox, visualizar marcações e fazer diversas outras coisas ligadas à rede social com mais facilidade. A ferramenta traz um menu com opções simplificadas e é possível realizar a administração do perfil sem dores de cabeça. Entre as vantagens está a função de Repost e a produção de relatórios. O site oferece cadastro gratuito, mas apenas no serviço pago é possível acessar todas as ferramentas e adicionar mais de um perfil.
  • BuzzSumo

Voltada para o monitoramento dos assuntos mais quentes do momento, a ferramenta é ideal para o profissional ficar por dentro do que está sendo mais compartilhado no momento.Com ela, é possível identificar influenciadores, criar alertas de palavras-chave, backlinks e concorrentes, além de conhecer as perguntas mais realizadas em diferentes sites e fóruns. A plataforma é paga e os planos variam de acordo com a necessidade do cliente.
  • Tagboard

Esta também é uma ferramenta de monitoramento de pesquisa, mas com um diferencial: ela descobre as hashtags mais relevantes no mercado. Além disso, também é possível monitorar menções da sua marca e responder diretamente na plataforma. A Tagboard é paga mas possui uma demo gratuita.
  • Mention

Com o Mention o monitoramento da reputação da marca fica muito mais fácil, já que ele consegue acompanhar em tempo real o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa. Essa é uma forma de reunir em um único espaço todas as notificações sobre o seu negócio e ver críticas, elogios ou sugestões que as pessoas estão deixando. Se você gostou e deseja investir no Mention, saiba que ele é uma ferramenta paga.
  • Canva

Bastante intuitiva, essa plataforma vai te dar aquela ajuda para criar imagens e gráficos mais interessantes. Como o visual é um fator importante, vale a pena conhecer o site para deixar a sua arte/peça/projeto com um design atrativo. Vale pontuar que caso tenha experiência na área de design, isso pode te ajudar, mas não é um fator decisivo. É possível aprender e elaborar diversos tipos de trabalho criativos ao explorar a plataforma. Quer uma outra boa notícia? O Canva é gratuito.
  • Reportei

Com o Reportei a etapa de coleta de dados ficou muito mais fácil e ágil. Em um único template, ele é capaz de gerar relatórios detalhados de Redes Sociais, Google Analytics e Google Ads. Pronto! Em poucos minutos você tem acesso a dados exatos da conta que você quis analisar e ainda pode acrescentar comentários antes de enviar o relatório (em PDF ou link) para o cliente. Tudo isso para deixar o documento ainda mais profissional, é claro. Para poder utilizar esses recursos, saiba que a ferramenta é paga. Listamos apenas algumas, mas há uma infinidade de ferramentas no mercado que se encaixam em diferentes necessidades (e bolsos). Qual não pode faltar no seu dia a dia?

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