10 hábitos excelentes que todo profissional deve ter

10 hábitos excelentes que todo profissional deve ter

10 hábitos excelentes que todo profissional deve ter

Bons hábitos são essenciais para ser um bom profissional e ter uma vida melhor

Muitas pessoas imaginam que mudar os hábitos é uma tarefa difícil de ser realizada e que as mudanças devem ocorrer apenas em um momento especial da sua carreira profissional: quando estão procurando o primeiro emprego, desempregados, ou mesmo insatisfeitos com seu atual emprego. Esta forma de pensar é um grande erro, pois mudar leva tempo e requer determinação, foco e atitude. Isso não acontece de uma hora pra outra.

Mudar os hábitos é evoluir, melhorar e se aperfeiçoar. Mas, para isso, é necessário ter um plano e focar seus esforços na melhora do seu marketing pessoal, qualidade de vida e produtividade, levando em conta todos os aspectos importantes que modificarão a sua vida e, como consequência, o seu lado profissional.

A seguir, listamos 10 hábitos que acreditamos ser de suma importância para o desenvolvimento de um bom profissional e para melhorar seu estilo de vida também.

FAÇA UM EXERCÍCIO DE INSTROSPECÇÃO

Antes de começar um novo dia de trabalho, cercado por estímulos visuais, informações e tarefas, guarde um momento de silêncio para você mesmo.

Pode ser uma oração, meditação ou qualquer outro exercício de introspecção que seja mais agradável para você.

O importante é esvaziar a mente das preocupações e do excesso de informações e visualizar tudo que há de positivo à sua volta. Segundo um coach americano, o sentimento de gratidão é um dos segredos para levar uma vida plena e bem-sucedida.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Qualquer atividade física – correr, caminhar, treinar, etc – é um ingrediente fundamental na rotina de pessoas saudáveis e produtivas. O importante é não ser sedentário.

O começo do dia é um dos melhores momentos para se dedicar a isso. Pois, dessa forma, você começa o dia motivado, bem disposto e, consequentemente, ganha estímulo para aguentar um dia cheio no trabalho.

10 hábitos excelentes que todo profissional deve ter. BG Comunicação e Marketing

LEIA SEMPRE

A leitura, como muitos já sabem, é um dos segredos para abrir a sua mente e se destacar de outros profissionais. Afinal, educação e cultura nunca fizeram mal a ninguém.

Dedicar alguns minutos do seu dia para ler um bom livro traz inúmeros benefícios a longo prazo: além de adquirir cultura, você ganha novas perspectivas sobre o mundo e contribui para a conexão entre diversas áreas de conhecimento.

ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO

Este é provavelmente o mais óbvio e direto de todos os conselhos, principalmente para profissionais de Comunicação e Marketing, mas essencial também para todas as outras profissões. Mesmo assim, por mais óbvio que seja, é constantemente esquecido.

Adquira e mantenha o hábito de se informar. Seja lendo as notícias diariamente, acompanhando o jornal, seguindo formadores de opinião nas redes sociais ou até mesmo com uma revista semanal. É crucial saber o que está acontecendo no mundo e no seu mercado de trabalho. Por isso não basta ler jornais de vez em quando, é preciso estar antenado a blogs e revistas sobre sua área de atuação. Isso lhe dará embasamento para discutir assuntos dentro e fora do seu círculo de profissão, assim como conhecimento geral a ser aplicado em todos os setores da sua vida.

APRENDA

Este hábito é um pouco complementar ao anterior, porém com um pequeno acréscimo. Chega um ponto em que a maioria das pessoas se acomodam e param de querer aprender. Se é essencial manter-se informado, estar em constante aprendizado é fundamental.

Aprenda qualquer coisa sempre! Se possível, faça cursos ou estude por conta própria, mesmo que não seja da sua área profissional. O mundo evolui constantemente, assim como as pessoas e as profissões, se ficar acomodado e achar que não tem mais nada a aprender, certamente ficará ultrapassado e será deixado “pra trás”.

COMPARTILHE

Se você já lê bastante, está sempre informado, mantendo-se atualizado e tem bastante conhecimento do mundo e da vida, mas não conta pra ninguém, não está aproveitando todo o potencial de ser bem informado.

Comente, debata e converse sobre algo legal que você viu, empreste ou indique um livro bacana que você tenha lido, converse sobre os assuntos que domina e compartilhe com os mais jovens. Ensine o que você já sabe (de dicas sobre emprego à conselhos) e as pessoas sempre vão lembrar de você.

10 hábitos excelentes que todo profissional deve ter. BG Comunicação e Marketing

ORGANIZE-SE

A organização, seja da mesa de trabalho, da sua casa, projetos, afazeres e do ambiente em geral é importantíssima, principalmente para o seu dia a dia e para a rotina no trabalho.

Quando nos organizamos, podemos ter uma visão melhor do que é preciso ser feito e priorizar as tarefas mais importantes. A organização da lista faz toda a diferença no trabalho e também na vida pessoal. Há diversas maneiras de se organizar e com o tempo você vai perceber  e ajustar qual o melhor jeito para você. Uma dica é fazer listas com as tarefas diárias, semanais, quinzenais e mensais de acordo com as suas necessidades.

LISTE SUAS TAREFAS PARA O DIA SEGUINTE

Desenvolva o hábito de anotar e listar tudo. É evidente que você não precisa ser obcecado por anotações, mas tente criar o hábito de colocar no papel o que você precisa fazer. Exatamente como fazemos com a lista de supermercado. Anote o que você deixou de fazer hoje para retomar no dia seguinte do ponto onde parou. É simples, prático e útil como lápis e papel.

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

Não é uma ciência exata, cada pessoa tem suas próprias necessidades e um tempo ideal de sono. Descansando da maneira correta, você será muito mais produtivo quando estiver acordado. Ao contrário do que alguns pensam, dormir poucas horas não é sinônimo de produtividade. É provável que você esteja sendo menos produtivo e demorando mais para terminar suas tarefas por causa do cansaço. Dormir tempo demais também pode acostumar seu corpo a se manter sempre descansado demais.

RELAXE

Este é um dos conselhos mais sábio de todos. Afinal, no mundo em que vivemos as pessoas estão cada vez mais estressadas e cheias de problemas que se esquecem de relaxar. Todo mundo precisa adquirir o hábito de fazer o que gosta, curtir e aproveitar a vida.

Seja assistir TV, jogar videogame ou cuidar do jardim. Evite ir dormir sem antes fazer algo que lhe dê prazer. Ninguém consegue viver só para o trabalho, sem perder o entusiasmo e ficar desmotivado.  Aprender a relaxar é um hábito tão fundamental quanto levantar todos os dias para trabalhar. E é crucial para melhorar a qualidade de vida.

Deixe seu comentário

Shares