Como o marketing digital pode ajudar uma empresa a contornar a crise?

Como o marketing digital pode ajudar uma empresa a contornar a crise?

Como o marketing digital pode ajudar uma empresa a contornar a crise?

Investir no marketing digital tem inúmeras vantagens que ajudam a superar os momentos de crise

Em tempos difíceis, apostar nos meios de divulgação online pode ser uma ótima saída. Além de ser bem mais acessível em termos de custo que a publicidade tradicional, investir em estratégias de marketing digital é mais eficaz na segmentação e no alcance de um número maior de pessoas, com menor dispersão da verba.

Volta e meia nos perguntamos como algumas empresas conseguem crescer mesmo durante uma crise econômica. Como elas conseguem novos clientes e contratos, aumento exponencial dos lucros ou novas contratações de funcionários enquanto outras empresas, às vezes até do mesmo segmento, parecem estar afundando ou mesmo fechando as portas. A resposta pode ser mais simples do que imaginamos: essas empresas já perceberam o enorme potencial do marketing digital.

Ao contrário das propagandas convencionais (como mídia impressa, televisiva, outdoor, busdoor, etc) que possuem investimentos mais altos e oferecem um certo obstáculo na hora de segmentar o público-alvo, no marketing digital é possível atingir em cheio clientes potenciais. Além de garantir resultados significativos, este tipo de comunicação sai na frente quando o assunto são os custos mais baixos e o controle dos gastos de acordo com as finanças da empresa. Destacamos ainda a possibilidade de mensurar os resultados de uma forma muito mais efetiva e certeira.

Como o marketing digital pode ajudar uma empresa a contornar a crise? BG Comunicação e Marketing

Por que devemos investir em marketing digital?

Diversos erros são cometidos pelas empresas durante uma crise - principalmente em momentos de impulso e/ou desespero - onde um dos mais comuns é o corte das verbas destinadas aos setores de Comunicação e Marketing. Afinal, muitos empresários ainda têm o pensamento equivocado de enxergar como gasto supérfluo o que deveria ser visto como uma estratégia essencial na gestão do negócio e no gerenciamento de crises. Num momento delicado na economia, é fundamental a empresa ser lembrada e não esquecida pelos seus clientes por estar “escondida”.

Embora seja um grande desafio, mesmo neste cenário, as empresas devem pensar em crescer e, para conseguir isso, o segredo é investir e se fazer sempre presente na mente dos consumidores. Com a retração da economia, os consumidores desejam encontrar as melhores condições possíveis, ofertas e oportunidades. Por isso, captar novos clientes e fidelizar os antigos não é uma opção e sim uma “obrigação” e uma “solução”. Nesse estágio, as estratégias de marketing digital podem se tornar a grande tábua de salvação.

O Inbound Marketing, assunto principal do nosso último post, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia para os negócios crescerem de maneira mais rápida e rentável. Apostar na gestão de conteúdo, ferramentas adequadas e métricas precisas para potencializar as vendas, não só traz inovação nos processos de compra e marketing como também agrega valor aos produtos, serviços e à marca.

A internet, nesse momento, torna-se uma grande aliada. Afinal, ela é um meio que oferece diversas oportunidades de divulgação e vendas já prontas, permitindo conquistar ainda mais clientes e leads qualificados para a marca, o que reduzirá significativamente os gastos com publicidade.

Como o marketing digital pode ajudar uma empresa a contornar a crise? BG Comunicação e Marketing

As possibilidades das estratégias digitais são inúmeras

No marketing digital, são diversas as possibilidades. E dependendo do canal escolhido, impactar diferentes pessoas dentro do target, aferir resultados e conquistar ainda mais admiradoras para a marca está nesse conjunto.

Através das redes sociais, por exemplo, é possível gerar conteúdo atrativo, investir e criar posts patrocinados, usar hashtags para se destacar nas buscas, integrar plataformas variadas, selecionar o público-alvo e segmentar as campanhas. Para que isso aconteça é fundamental definir o valor do investimento disponível e o público-alvo para então desenvolver ações para conquistá-los. Contudo, não podemos esquecer que investir também numa agência de marketing é um fator indispensável.

Outra possibilidade são os links patrocinados - vale destacar aqui o Google - afinal, quem nunca ouviu a fala “se não está no Google, não existe”?

Por conta disso, os canais de comunicação precisam estar presentes nas principais ferramentas de busca da internet, sejam de forma orgânica ou paga. Através das ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google, também é possível medir o alcance e determinar as melhores palavras-chaves para ser encontrado com facilidade, conseguindo os melhores resultados e, dessa forma, ser sempre lembrado e desejado.

Por último, mas não menos importante, é a produção de textos no blog empresarial. Para ter destaque e conquistar a atenção do seu público é fundamental criar um conteúdo informativo, atrativo e de qualidade, de acordo com o segmento da empresa/marca. Isso dá credibilidade e cativa a confiança dos leitores. Sem contar que faz a marca ser lembrada e, ainda por cima, tira as dúvidas que os clientes possam ter acerca do produto e/ou serviço.

Não podemos deixar de mencionar que os blogs também auxiliam na indexação dentro das principais ferramentas com um ótimo posicionamento, conforme as pessoas "linkam" sites para algum conteúdo produzido.

Em vista disso, podemos afirmar que o melhor do marketing digital, de forma geral, é prover ferramentas para que as empresas - independente do seu tamanho e segmento - possam gerar demanda para seus produtos e serviços mesmo atravessando momentos econômicos e políticos delicados. O marketing digital criou a possibilidade de ampliar todo esse cenário, democratizando a publicidade, apostando no mundo virtual e encontrando oportunidades únicas de fazer e gerenciar um negócio.

2 Comentários

  1. Alessandra
    16.09.2016 at 9:30 pm
    Reply

    Concordo plenamente que o marketing digital seja de grande importância para as empresas. Muito bom seu artigo, acompanho seu trabalho nas redes sociais e admiro muito o seu trabalho. Parabéns Bianca.

    • Bianca Guilarducci
      16.11.2016 at 3:14 pm
      Reply

      O marketing digital é uma tendência e uma imposição do mercado e, estar presente nesse meio é um item obrigatória para toda marca.

      Ficamos muito felizes com seu feedback e esperamos que possamos sempre, compartilhar um conteúdo de qualidade para seu conhecimento.

      Abraços,

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