Marketing Digital x Mídia Social: saiba como identificar

Marketing Digital x Mídia Social: saiba como identificar

Marketing Digital x Mídia Social: saiba como identificar

Quais as diferenças entre marketing digital e mídia social?

Quase todo mundo confunde marketing digital e mídia social. Seja na hora de contratar um profissional, pesquisar uma vaga ou quando a empresa precisa definir e explicar o que espera da agência. Se você, assim como a maioria, também faz essa confusão, não se preocupe! A seguir, vamos explicar melhor quais as diferenças e semelhanças dessas áreas tão requisitadas ultimamente.

As palavras acima fazem parte da rotina de todos os comunicadores e empresários que estejam "conectados". Mas, mesmo assim, seus significados e peculiaridades acabam se perdendo com a velocidade de evolução dos meios digitais.

Basicamente, a principal diferença (que pode ser considerada uma semelhança também) entre uma atividade e outra é que a mídia social está dentro do marketing digital. Por isso, é importante não misturar e nem achar que uma atividade é equivalente a outra, já que cada uma delas tem suas atribuições bem diferenciadas.

Não é novidade que a internet, a conectividade e as redes sociais criaram novos desdobramentos na maneira como nos comunicamos e relacionamos. Também é incontestável que essas transformações fomentaram o surgimento de novos profissionais e serviços de comunicação. Sendo assim, essas mudanças obviamente trouxeram algumas dúvidas acerca da atuação desses profissionais e as definições que permeiam essas novas funções e serviços. Social media, marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing, etc, são termos que fazem parte do cotidiano das empresas ligadas aos meios virtuais, bem como de seus funcionários.

Os significados que englobam esse universo, em contrapartida, geram dúvidas e até debates entre pessoas ligadas ao meio. Compreender o que é e como funcionam cada uma dessas áreas é o primeiro passo para definir estratégias e saber quais profissionais devem ser requisitados na hora de comunicar determinada marca, produto ou serviço no universo digital.

Marketing Digital X Mídia Social: saiba como identificar. BG Comunicação e Marketing

Será que compreendemos bem o sentido de mídia social?

É praticamente impossível, dentro de um planejamento de marketing digital, ignorar a importância e a função da mídia social. Afinal, além de fazer a ponte entre os consumidores e a marca, é um dos direcionamentos mais eficientes e que conquista o retorno mais imediato dentro do marketing digital.

A mídia social veio para aproveitar as possibilidades dos novos meios de comunicação, assim como todo o tipo de interação que a internet proporciona. Ou seja, estamos falando das famosas e muito presentes no cenário atual: redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google Plus, entre tantas outras possibilidades, que viraram um grande atrativo, recheado de interações e trocas entre marcas, produtos, serviços, clientes, formadores de opinião e seus públicos. A mídia social, na realidade, faz parte do grande contexto que é o Marketing Digital.

Social Media Marketing - ou marketing nas mídias sociais - pode ser definido como o conjunto de ações, estratégias e técnicas de marketing digital usados para promover o posicionamento de marcas, produtos ou serviços nas redes sociais. Sendo hoje em dia considerado um dos componentes principais da estratégia de marketing de uma empresa.

O foco do marketing em mídias sociais é o envolvimento e a relevância dos conteúdos, com o objetivo de gerar interação nas redes sociais, onde o relacionamento, ao contrário de outros meios de comunicação, é bilateral, o que potencializa o contato com seus consumidores e clientes potenciais.

Marketing Digital X Mídia Social: saiba como identificar. BG Comunicação e Marketing

Então o que é o marketing digital?

Marketing digital, também conhecido como Web Marketing, já pode ser considerado como um marketing mais antigo (ou convencional), porém utilizando ferramentas digitais. Tem como objetivo divulgar, comercializar, conquistar novos consumidores e ampliar a rede de relacionamento de uma marca, produto ou serviço. O marketing digital usa de instrumentos como as mídias sociais e o marketing de conteúdo para atingir seus alvos.

Podemos dizer que o marketing digital existe para promover e sustentar produtos e serviços no mercado, fazendo uso de todos os canais digitais possíveis. Neste grupo entram a internet e todos os outros veículos digitais como a TV, o rádio, revista, jornal e até mesmo painéis digitais de rua. E entre tantas possibilidades, principalmente no que se refere à internet, engloba a mídia social e outras ramificações como as plataformas virtuais - YouTube, por exemplo - isso sem mencionar o e-mail marketing.

Outro ponto que merece ser destacado é que o marketing digital não se prende necessariamente à internet – o que não se aplica às redes sociais – pois sua atuação, alcance e influência ultrapassam o território do computador e/ ou dispositivos mobile. Apenas visualize e compreenda que uma campanha de marketing digital alcança meios de comunicação convencionais e não convencionais, inclusive as mensagens de texto.

Com tantas definições, como fica o panorama profissional?

Dentre os inúmeros campos de trabalho possíveis desse meio digital, uma das atribuições é o consultor ou analista de marketing digital. Profissional que, cada vez mais, vem conquistando seu espaço e ganhando importância dentro do setor de marketing das empresas.

A função principal desse profissional é permitir o planejamento eficiente e uma melhor estruturação e desempenho nesta área. Dentre as atribuições do cargo estão a de determinar ações e estratégias nas esferas online e offline. Assim como desenhar a trajetória que o marketing digital da empresa se propõe, elevando seu produto ou serviço à exposição e conhecimento em todos os níveis possíveis.

Com o crescimento e ampliação da demanda pelo marketing digital, surgiu a necessidade dentro do mercado de profissionais especializados para criar e gerenciar o conteúdo, engajamento e relacionamento nas redes sociais. As empresas começaram a notar que para divulgar sua marca nesses níveis era necessário um profissional muito específico, que entendesse não só as definições da comunicação, mas também das estratégias e direcionamentos do marketing digital. Assim sendo, apareceram os analistas de mídias sociais ou social media, que são as figuras-chave responsáveis pela divulgação e reprodução nas redes sociais das estratégias de marketing digital, de maneira focada, relevante e otimizada para criar e/ou estreitar o relacionamento com o público alvo.

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