Posicionamento da marca: como se distinguir no meio da concorrência

Posicionamento da marca: como se distinguir no meio da concorrência

Posicionamento da marca: como se distinguir no meio da concorrência

Definir um posicionamento estratégico para a marca é essencial

O posicionamento de marca é basicamente o lugar que a sua empresa ou produto ocupa na mente do cliente

Para uma empresa diferenciar-se no mercado, dentre tantos concorrentes, ela deve desenvolver algumas estratégias para criar, posicionar e fortalecer a imagem da sua marca. Para que isso aconteça é necessário, além das qualidades técnicas, apresentar qualidades que destaquem o apelo emocional e fortaleçam a relação da marca com os consumidores, ou seja, demonstrar o conjunto de valores que serão associados à imagem da marca.

É possível perceber que empresas com grande destaque têm, além de grande força no mercado e um alto poder de atração, marcas que se tornaram seu grande patrimônio, muito bem valorizado e capaz de transmitir seus valores, visão, missão e objetivos aos consumidores. Assim como, criam um forte elo com seu público e tem mais chance de obter sua fidelidade.

Uma vez que o valor e poder de uma marca podem ser mensurados pelo conjunto de associações positivas - ao produto, serviço ou à própria empresa - que, segundo a visão do cliente, se traduzem em resultados intangíveis como: aceitação, satisfação, benefícios e, consequentemente, são revertidos em retorno sobre os investimentos para a empresa.

Posicionamento da marca: como se distinguir no meio da concorrência. BG Comunicação e Marketing

A importância do bom posicionamento da marca

Muitas empresas começam a investir em um determinado mercado sem uma ideia clara de qual posição pretendem ocupar. Apesar de parecer um assunto do qual apenas profissionais de Comunicação e Marketing precisam lidar, o posicionamento é extremamente importante para diversas áreas da empresa, inclusive na hora de se comunicar com o cliente e de demonstrar quais são os diferenciais concretos e subjetivos do produto ou serviço.

Essas associações criadas na mente do consumidor são extremamente importantes quando chega a hora de elaborar o posicionamento. Por exemplo, se o seu produto ou serviço for direcionado ao público jovem, aventureiro e de ambos os sexos, a marca não pode ter um posicionamento extremamente conservador, apenas feminino ou masculino e aparecer como uma empresa com um linguajar rebuscado demais. Afinal, o ponto principal é fazer com que seu público se identifique com a marca e crie um elo profundo com a empresa.

Quando uma marca não se posiciona de maneira clara, além de não conseguir explicar para os clientes a que veio, geralmente o departamento de marketing fica perdido e acaba perdendo o foco estratégico, chegando até mesmo a promover ações que podem causar um impacto negativo ou confundir o cliente.

O posicionamento bem feito é, além de essencial para um bom marketing, uma grande vantagem competitiva para qualquer empresa.

Posicionamento da marca: como se distinguir no meio da concorrência. BG Comunicação e Marketing

Branding e sua importância para o Marketing

Uma das funções do branding é determinar qual será a estratégia utilizada no posicionamento da marca. Ele deve equilibrar dois aspectos fundamentais de uma marca: o apelo emocional (as necessidades e expectativas dos consumidores) e o lado racional (os objetivos do negócio e custos envolvidos, por exemplo).

Se você pretende reposicionar a sua marca no mercado, precisará redefinir as estratégias e a comunicação. Agora, se a necessidade é lançar uma nova marca, precisará posicionar a sua oferta de modo que ela seja percebida com um valor diferenciado da concorrência.

Um dos conceitos mais importante de se entender sobre o posicionamento é: não importa como você se coloca no mercado, mas sim como seu público enxerga você.

A estratégia de branding perfeita é aquela onde a imagem que você deseja ter perante seu consumidor é transmitida com clareza, ao ponto do seu público concordar com você no que diz respeito a sua marca. Ou seja, quando seus clientes e potenciais consumidores sabem exatamente o que te diferencia dos demais concorrentes.

O posicionamento pode ter sentidos diferentes para diferentes pessoas. Para alguns, é definido como a decisão de segmentar, para outros, apenas uma questão da imagem. Contudo, para a maioria, é a opção através da qual as características do produto são demonstradas.

No entanto, vale ressaltar que não existe uma receita exata, é praticamente impossível criar um posicionamento e em um passe de mágica ele se fixar na mente dos consumidores. O posicionamento requer dedicação, esforço e investimento. É um processo de persuasão contínua para estimular o cliente a enxergar a sua empresa como você gostaria que ela fosse vista.

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