A psicologia das cores e o seu poder no marketing

A psicologia das cores e o seu poder no marketing

A psicologia das cores e o seu poder no marketing

Como a psicologia das cores pode ser eficaz e ajudar a sua estratégia de marketing

A simbologia das cores é fundamental para o marketing, seja para transmitir diferentes sensações diante da criação de sites, loja virtuais, marcas, criação de um produto ou qualquer outro artigo que vá ser um ponto de contato entre sua empresa e o público.

As cores têm o poder de atrair ou repelir os consumidores para uma marca, estimular a compra, transmitir confiabilidade através do design de um site, influenciar, obter reconhecimento e diferenciação no mercado. Por isso, para o marketing, conhecer as diversas sensações que cada cor transmite é tão importante.

Ao elaborar o planejamento e a estratégia, se quiser que sua empresa surpreenda e seja bem sucedida, é preciso prestar atenção a diversos detalhes, como: qual tipologia utilizar, imagens que se destacam e causam impacto, conteúdo inteligente e atrativo e, principalmente, a escolha da cor ideal.

A cor afeta diretamente as emoções das pessoas e, por isso, é essencial na elaboração de conteúdos, inclusive nos processos de comunicação e vendas. Contudo, apesar da importância, esse tópico muitas vezes passa despercebido na hora da criação.

É indiscutível que o ser humano é extremamente visual. Isso pode ser observado claramente no dia a dia, seja a explosão que foi a criação da TV, em seguida o lançamento da versão em cores e a forte atração por dispositivos. Ou seja, de um modo geral, coisas que envolvam estímulos visuais.

Quando uma empresa faz um post, anúncio ou site, por exemplo, com uma imagem que não chame tanta atenção e com muito conteúdo, sem dúvida o destaque será pequeno e consequentemente o interesse das pessoas será baixo. Em contrapartida, se é escolhida uma boa imagem com as cores ideais para a mensagem que quer transmitir, aliada a um bom texto é praticamente certo que o sucesso será muito maior.

Pensando nisso, elaboramos um infográfico para demonstrar as funcionalidades e o poder  de influência que as cores exercem sobre a mente dos consumidores.

A psicologia das cores e o seu poder no marketing. BG Comunicação e Marketing

2 Comentários

  1. Marcos
    16.11.2016 at 2:09 am
    Reply

    Muito bom texto, pessoal! Realmente saber definir o mix de cores numa campanha de e-mail marketing, por exemplo, é fundamental. Contraste, facilidade de leitura, conteúdo adaptado para mobile, tudo isso define se sua campanha vai superar o, cada vez menor, tempo que o cliente se predispõe para “comprar” ou não o seu barato. Fonte branca no fundo amarelo, só se for num tamanho de fonte 100 😉

    • Bianca Guilarducci
      16.11.2016 at 3:10 pm
      Reply

      Exatamente Marcos!
      Nos atuais dias, que são muito corridos, somos impactados de todos os lados, em diversos meios e, por isso a comunicação alinhada a uma identidade visual é fundamental para atingir o público alvo, que cada vez é mais exigente e se dispersa facilmente. Por isso tanto as cores, como o planejamento da campanha, devem ser muito bem pensados, para gerar interesse do consumidor, seja para efetivar a venda ou compartilhar conhecimento, porque a concorrência é cada vez maior.

      Agradecemos o seu compartilhamento de experiência.

      Abraços,

Deixe seu comentário