Você sabe o que é Branding? Qual importância disso para o Business?

Você sabe o que é Branding? Qual importância disso para o Business?

Você sabe o que é Branding? Qual importância disso para o Business?

Branding é um trabalho de gestão da marca que tem como objetivo posicionar, fortalecer e criar conexões com os clientes. Investir em propósito é muito valioso para conquistar e relacionar consumidores para o seu negócio.

Com uma evolução constante, é fundamental estar ligado em novas oportunidades, já que o Branding pode colocar um holofote na sua empresa, destacá-la das demais, construir uma reputação sólida e conquistar o público certo. Todo esse processo significa fazer com que as pessoas tenham lembranças e memórias ao ter contato com a marca, a fazer uma associação do que ele representa e ao que ele provoca. Pensando nisso, já sabemos que se destacar, ter assertividade e construir valores são um dos pilares principais do Branding.

Exemplo de Branding

Grandes marcas estão a todo momento investindo e procurando revolucionar o mercado através do seu propósito, com o objetivo de ir muito além de um produto. Se trata de carregar um conceito e transmitir uma mensagem que seja o reflexo da marca.

Um exemplo é a Red Bull, uma famosa marca de energéticos. O bom uso do Branding nesse caso pode ser notado com a atitude de sempre reforçar a relação da marca com esportes, aventuras e a possibilidade de se viver intensamente. Para encontrar uma amostra dessa, basta assistir aos comerciais da Red Bull que são veiculados na TV, procurar pelos conteúdos divulgados nas redes sociais ou verificar os patrocínios que a marca assume em alguns eventos esportivos.

Com o uso constante (e certeiro) desse discurso, a marca conseguiu atingir um nível de reconhecimento extremamente valioso. Hoje, o sucesso da marca está ligado diretamente a todas as ações estratégicas de Branding construídas ao longo de anos.

Aprendendo a desenvolver estratégias

Traçar uma estratégia é o início dessa jornada. E para começá-la, você precisa estruturar algumas missões e rever os valores. Desenvolver um plano estratégico de comunicação, planejando e definindo onde e quando suas ações em mídia serão veiculadas é um passo de grande importância. Mas para que a estratégia esteja certa é necessário vários questionamentos, realização de pesquisas e uma meta clara. Com um pouco de tempo e dedicação será possível dar o devido impulsionamento à sua marca diante de um mercado cada vez mais competitivo. Para avaliar e organizar tudo isso, sugerimos que você:

  • Qual é a missão da empresa;
  • Que valor o seu negócio quer transmitir;
  • Quais são os diferenciais que desejam ser associados ao seu negócio;
  • O que, onde, quando, como e para quem você vai comunicar;
  • Avalie como o público enxerga a sua marca e o que os seus consumidores pensam a respeito da mensagem que é transmitida.

Os resultados de um trabalho de Branding virão a partir do momento que você entender todos esses passos e começar um novo planejamento a partir deles. Isso irá ajudar a refletir sobre sua marca, seu público e o espaço que você quer ocupar. Aos poucos será possível desenvolver cada vez mais habilidade nesse assunto e expandir as estratégias para que, de forma consistente, a sua marca esteja trabalhando muito bem o posicionamento.

Branding digital

Investir no online permite um contato direto com os usuários e fortalece (ou cria) relacionamentos, já que o digital é responsável por um grande retorno por ser acessível e dar boa visibilidade para o negócio.

O marketing digital é uma forma efetiva de provocar engajamento. E quem atualmente não está se relacionando com os seus clientes pode vir a sofrer grandes perdas. Ou seja, recorrer a uma conectividade cada vez maior é mais do que obrigatório! Esse é um formato de comunicação que a marca participa e que amplia seus horizontes através de diálogo e interação.

Trabalho vitalício

O trabalho de Branding não é algo que simplesmente começa e acaba. É necessário formular estratégias e fazer a manutenção delas, analisando os resultados e entendendo melhor como o público está reagindo. Um trabalho feito com metas, por exemplo, ajuda a saber se houve um retorno esperado. O importante é entender que, na maioria das vezes, a construção de uma marca forte leva muito tempo. E que trabalhar em cima da marca é algo para ser feito regularmente. Só assim ela será capaz de conquistar espaço, fidelizar clientes e se diferenciar da concorrência.

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