O que o WhatsApp Business pode fazer pela minha empresa?

O que o WhatsApp Business pode fazer pela minha empresa?

O que o WhatsApp Business pode fazer pela minha empresa?

Depois de um período de testes, finalmente o WhatsApp Business foi lançado no Brasil. O aplicativo é voltado para facilitar a comunicação de pequenas e médias empresas com os seus clientes.

Esse aplicativo estava em testes desde setembro de 2017. Uma versão enterprise para empresas de grande porte, com base global de clientes, está sendo desenvolvido. Bancos, companhias áreas e sites de e-commerce poderão se beneficiar desse outro aplicativo.

Algumas empresas já fazem uso do WhatsApp para vendas e relacionamento com os clientes. Mas com esse novo aplicativo, toda a comunicação vai ficar muito mais profissional.

Por enquanto, o aplicativo só está disponível para download no Android.

Crie o perfil da sua empresa

Ele permite a criação de um perfil bastante completo para as empresas. É possível colocar endereço, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de funcionamento. Quanto mais completo o seu perfil, mais credibilidade a sua empresa vai ter junto aos usuários  do aplicativo.

O que o WhatsApp Business pode fazer pela minha empresa?

Conta verificada

Assim como acontece no Twitter e no Facebook, o aplicativo também permite a verificação do perfil. Com esse recurso, o aplicativo busca inibir a ação de perfis falsos.

Disparos de novidades e promoções para os seus clientes

Novidades e promoções podem ser encaminhadas para os seus clientes por meio do WhatsApp Business. Uma vantagem dessa comunicação é que, em geral, os usuários estão sempre de olho nas mensagens que chegam.

Será possível, inclusive, agendar o dia e horário que a sua mensagem será disparada.

Cuidado com a quantidade de envios de mensagens

Aqui, como no trabalho com o e-mail marketing, há que se ter atenção ao ritmo de mensagens para fins de divulgação. Se o usuário achar que a sua comunicação está sendo muito invasiva, ele pode bloquear o seu perfil.

Ideal para quem preza pela organização

Ele também conta com um menu de estatísticas. Bastante simples, mas eficiente para aqueles que prezam pela organização, esse recurso permite o controle das mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Uma ideia interessante que esse aplicativo traz é a criação de etiquetas. A proposta é identificar etiquetas como “pago”, “novo cliente”, “problema resolvido", etc.

O seu cliente nunca ficará sem resposta

Essa versão do aplicativo também conta com uma opção de mensagem automática que vai avisar, por exemplo, qual é o expediente de atendimento via WhatsApp Business.

Perfeito! Pois o cliente que opta por esse meio de contato busca soluções rápidas. Mesmo que ele não obtenha uma resposta prontamente, ele saberá que não está falando sozinho.

Muito além do smartphone

O WhatsApp Business não se prende aos smartphones e também poderá ser acessado pelo computador, através do já consagrado WhatsApp Web.

E as empresas que já utilizam o WhatsApp na sua comunicação?

As empresas que já fazem uso do WhatsApp para fins comerciais, poderão migrar as suas conversas para o novo aplicativo. Ou seja, se a sua empresa já usa, pode instalar o aplicativo sem risco de dor de cabeça.

Haverá mudanças para o usuário comum?

A empresa chegou a dizer que para o usuário comum as mudanças serão poucas. Por exemplo, não haverá a necessidade de baixar nada adicional. O controle sobre as mensagens não sofreu alteração, tanto que é possível bloquear o perfil de uma empresa e reportar spam.

Quanto custa?

O que não se sabe ainda é se a empresa passará a cobrar por todos os benefícios do WhatsApp Business no futuro. Mas é bem provável  que isso ocorra. O aplicativo, que foi comprado pelo Facebook em 2014, não gera lucro atualmente.

Ele não permite anúncio e deixou de cobrar, em 2016, uma taxa de U$S 1 por ano de cada usuário.

O que o WhatsApp Business pode fazer pela minha empresa?

Por que usar o WhatsApp Business?

Não fazer uso dessa ferramenta de comunicação significa deixar de falar com milhões de pessoas. Atualmente o Whatsapp é o aplicativo de mensagem mais popular no Brasil. E cerca de 98% dos usuários de smartphones usam esse app diariamente, gerando milhões de mensagens todos os dias.

É um número muito grande de contatos para ser ignorado pelo time de marketing de qualquer empresa de pequeno e médio porte.

Você quer colocar essa impactante rede social na estratégia de comunicação do seu negócio? A BG pode ajudar você nessa empreitada. Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário

Shares