COMUNICAÇÃO INTEGRADA: COMO FUNCIONA?

A comunicação integrada é uma estratégia de planejamento para garantir que o contato realizado através da sua marca com o cliente-alvo seja relevante para divulgar serviços, produtos ou a própria empresa em diferentes canais.  Ou seja, é a garantia que todas as formas de comunicação acompanhem um objetivo maior e único, promovendo uma boa experiência para o público ao mesmo tempo em que a sua marca se torne forte e reconhecida no mercado.

Em um passado não muito distante, as empresas tinham certa limitação na hora de chegar até o seu público, fazendo propagandas através somente de televisão, rádio, panfletos e até cartas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Com a chegada da internet, o jeito de comunicar ficou mais fácil. Não que as estratégias antigas deixem de existir, muito pelo contrário, elas complementam a comunicação digital e assim o leque de propaganda se torna maior e mais eficaz. 

Como funciona a comunicação integrada

O papel da comunicação integrada é dar força a marca para alcançar o seu público-alvo. Para isso é preciso que todos os meios de comunicação falem a mesma língua e sigam na mesma linha de raciocínio, caso contrário, a identidade da marca pode ser comprometida e prejudicada no mercado. Quem não possui boa experiência com o seu produto ou serviço, por exemplo, vai a procura de concorrentes que entregam propostas similares às suas. Por isso, é extremamente importante para o sucesso da sua marca que os canais de comunicação sejam coerentes.

Uma estratégia que garante uma boa continuidade nesse planejamento de comunicação integrada é o envio de e-mail marketing em fluxo. Eles são criados para que o lead percorra toda a jornada, até a finalização de compra de um produto ou serviço. Então, todos os e-mails são realizados como se contassem uma história, com começo, meio e fim. Esse tipo de estratégia de continuidade deve ser aplicado com bastante atenção na hora de contar a “história”, fazendo com que seus potenciais clientes sigam em contato com a empresa até mesmo após a compra. 

Por fim, um dos objetivos da comunicação integrada é ser complementar ao outro. O potencial cliente pode ver um conteúdo em uma rede social, ser encaminhado para o site, acessar o chat para mais informações etc.

Ou seja, um ponto de comunicação deve sempre complementar o outro para uma melhor experiência dos usuários. Todos esses pontos formam a comunicação integrada, que ajuda as empresas a terem mais sucesso nas estratégias de marketing.

Benefícios

Logo de cara a gente já pode afirmar que o principal benefício de uma boa estratégia de comunicação integrada é o fortalecimento da identidade da marca. Então, quando há uma boa elaboração nesse tipo de estratégia, fica visível que a marca tem personalidade e é humanizada. Marcas que planejam e investem em comunicação conseguem atrair e reter mais clientes pelos seus valores, tratamento e cuidado com o público.

Entretanto, um outro benefício é a economia que a comunicação integrada pode gerar para o seu negócio.  Quando você utiliza diferenciados pontos de interação, como os chats online, as redes sociais e o e-mail, o alcance até seu público e as conversões se tornam maiores do que se investir somente em um tipo de comunicação. 

Então, é aí que vemos o aumento de vendas da sua empresa. Isso quer dizer que o consumidor final vem se tornando cada vez mais exigente na hora de fechar algum serviço ou finalizar uma compra. Afinal, ele opta sempre pela marca que mostra uma preocupação com o público, que estejam em diferentes plataformas de comunicação e apresente uma identidade própria.

Por fim, marcas que estão engajadas com a preservação ambiental, combate à discriminação e outros assuntos que englobam a conscientização, além de contribuir para a conscientização, oferece um maior valor a marca na visão dos clientes. 

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