Inbound Marketing: Tudo que você precisa saber sobre essa ótima estratégia

Inbound Marketing: Tudo que você precisa saber sobre essa ótima estratégia. BG Comunicação e Marketing

O que é Inbound Marketing?

A ideia de Inbound Marketing apareceu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Em uma tradução mais literal poderia ser definido como ‘marketing de entrada’. Contudo, também é conhecido como ‘marketing de atração’ ou o ‘novo marketing’. Definir e explicar o que quer dizer o conceito de Inbound Marketing é um grande desafio para qualquer um, seja um profissional experiente ou não. Por ser uma metodologia abrangente, é difícil resumir em uma sentença. Mas uma boa e simples definição poderia ser “o marketing que as pessoas adoram”.

A empresa HubSpot, que foi uma das pioneiras na criação e aplicação dessa metodologia, também tem uma definição que, segundo eles, é mais fácil de ser compreendida:

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Para tentar exemplificar, podemos dizer que é uma estratégia de marketing digital na qual uma empresa posiciona sua marca através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

 

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Mas qual é a função do Inbound Marketing?

  • Atrair tráfego;
  • Converter visitantes em leads;
  • Converter leads em vendas;
  • Transformar clientes em clientes fidelizados e aumentar suas margens.

O principal foco em uma estratégia de sucesso de Inbound Marketing é gerar tráfego para um website utilizando técnicas de Search Engine Optimization (SEO), e-mail marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais. E é possível potencializar e aumentar o alcance dentro do público-alvo criando uma atração para o conteúdo elaborado especialmente para impactá-lo.

Ao contrário do marketing no modelo antigo, que usa das táticas para “empurrar” produtos ou serviços para o cliente, o “marketing de atração” adota estratégias para despertar o interesse das pessoas através de um conteúdo pertinente e de qualidade. O foco principal é produzir e compartilhar conteúdos atraentes utilizando formatos como:

  • Publicação de posts cativantes em blogs;
  • Ebooks e Whitepapers;
  • Divulgação de infográficos;
  • Webinars, Poscasts e fóruns online;
  • Vídeos online;
  • Guest Posting e questionários;
  • E-mail marketing;
  • Conteúdo em mídias sociais.

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Como o Inbound Marketing contribui para o crescimento de uma empresa?

Gerando um conteúdo útil e interessante para o público certo, a marca consegue criar uma aproximação maior com o consumidor. Ele estará acompanhando, com regularidade, conteúdos interessantes e ficando mais informado sobre o assunto e, consequentemente, sobre a empresa, marca, produto e/ou serviço. Assim, a empresa que adere a essa estratégia não só vira autoridade e formadora de opinião no assunto por fornecer as informações, mas também ensina o cliente para que ele vire um lead qualificado para o setor comercial.

No Outbound Marketing (o “velho marketing”), o retorno é incerto e difícil de ser mensurado. Pense em um busdoor: como quantificar as pessoas que viram aquela peça e realmente consumiram aquele produto ou serviço anunciado? Com esse marketing, é possível medir o quanto aumentaram as vendas no período da campanha, mas não tem como saber a porcentagem de pessoas que foram convertidas em clientes e muito menos quantas foram impactadas pelo anúncio. Em contrapartida, com o Inbound Marketing os resultados são mais palpáveis.

Utilizando as ferramentas específicas, fica fácil analisar o número de visitantes do site, leads, acessos no blog e posts, número de cliques nas landing pages, conversões e diversas outras métricas. Isso sem contar que ele custa cerca de 60% mais barato que o Outbound e produz uma média de ROI (Retorno sobre o Investimento) maior que 200%. Diante do cenário econômico atual, essa nova metodologia é fundamental e uma excelente opção para as empresas, segundo 92% dos profissionais de marketing americanos.

2 thoughts on “Inbound Marketing: Tudo que você precisa saber sobre essa ótima estratégia

  1. Marcos Pires says:

    Não conhecia o termo mas é aquilo que sempre comentamos. Imaginei muitas empresas que conheço que poderiam estar usando essa metodologia.
    Sempre pensei que poderia fazer algo assim para um empreendimento imobiliário! Isso cabe para uma empresa ou um produto.

    • Bianca Guilarducci says:

      Olá Marcos!
      Existem tantos termos no marketing que muitas pessoas desconhecem. Inclusive recentemente postamos sobre os 20 termos que todo profissional deve saber. Leia esse conteúdo, porque é muito interessante também.

      Inbound Marketing é uma estratégia fundamental, onde muitas marcas não aproveitam o compartilhamento de um bom conteúdo, para atrair ou fidelizar clientes. Válido para qualquer segmento, desde que tenha uma boa estratégia de marketing. 🙂

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