Marketing de experiência

Marketing de experiência: estimula o consumidor e conecta com a marca. BG Comunicação e Marketing

Também conhecido como marketing sensorial, o marketing de experiência visa estimular o consumidor por experiências prazerosas com produtos e/ou serviços.

Chegar em um hotel ou pousada e ser surpreendido(a) com um atendimento diferenciado pode gerar um prazer enorme para o(a) hóspede. A sensação de tirar o produto novinho de uma embalagem atraente faz toda a diferença. E comprar um automóvel zero quilômetro com aquele cheirinho de novo no seu interior? Humm… que cheirinho gostoso! Essas são experiências incríveis e estão relacionadas com o marketing de experiência.Atrair a atenção, a fidelização e o engajamento do cliente é o que as marcas mais querem e precisam. E isso tem nome: marketing de experiência. Também conhecido como marketing sensorial, esse recurso visa estimular o consumidor por experiências prazerosas com produtos e/ou serviços.Para isso, as empresas precisam entender a sua clientela e oferecer uma experiência que surpreenda as expectativas. O encantamento é fundamental, porque além de fidelizar também pode atrair novos consumidores pela fama positiva.
Marketing de experiência: estimula o consumidor e conecta com a marca. BG Comunicação e Marketing
Marketing de experiência: estimula o consumidor e conecta com a marca. BG Comunicação e Marketing

Mas é preciso tomar alguns cuidados

Quando a experiência é positiva, tanto a marca quanto o cliente saem satisfeitos. Mas, quando a experiência não é nada legal para o consumidor, aí é a imagem da companhia que pode sair perdendo. Hoje qualquer pessoa tem ao seu alcance as redes sociais para compartilhar algum experimento nada agradável. E isso pode se tornar uma dor de cabeça.
Marketing de experiência: estimula o consumidor e conecta com a marca. BG Comunicação e Marketing
Marketing de experiência: estimula o consumidor e conecta com a marca. BG Comunicação e Marketing

Como utilizar o marketing de experiência

Não existe uma única forma para utilizar o marketing de experiência. Essa estratégia deve ser bem elaborada, de acordo com o perfil da marca. Promoções, atendimento diferenciado e um serviço de pós-venda eficiente são exemplos de algumas ações que podem ser usadas.Um simples gesto de mandar uma mensagem ou um e-mail no dia do aniversário podem gerar um encantamento com o(a) cliente. Sim, ele(a) vai se emocionar com essa lembrança na data especial.É importante planejar o marketing de experiência em diversos processos. A implantação dessa estratégia pode começar desde o ponto de venda até mesmo anos após a aquisição do produto e/ou serviço.

Marketing de experiência interno

O marketing de experiência também pode ser usado internamente. Deixar os funcionários encantados pode trazer benefícios para toda a companhia. Uma vez estimulados, esta sensação pode se refletir de dentro para fora como um todo. Afinal, do que adianta encantar o cliente e não investir na mesma ação com seus funcionários?

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