Smarketing: A união que faz a força!

Smarketing: a incrível e lucrativa união entre marketing e vendas. BG Comunicação e Marketing

Você já ouviu falar em Smarketing?

O termo Smarketing nada mais é do que a junção entre as palavras em inglês “sales” e “marketing”. Além disso, também é um trocadilho por ter sonoridade parecida com a palavra “smart” (esperto em inglês), deixando subentendido que é a forma mais inteligente de se implementar o marketing em uma empresa. Mas, apesar da explicação simples, o seu sentido não é tão fácil assim.

De acordo com um estudo da Hubspot, 87% dos profissionais dessas equipes avaliam a outra negativamente. O Smarketing resume um conjunto de ações que visam acabar com esses desentendimentos, com as dificuldades e, sobretudo, alinhar as atividades entre essas áreas.Quem trabalha nesse meio conhece bem as diferenças e rivalidades comuns às áreas de vendas e de marketing, que nem sempre parecem estar do mesmo lado e, em alguns casos, nos fazem pensar que trabalham uma contra a outra.Qual a função do Marketing?O departamento de Marketing é basicamente o responsável por gerar demanda para os produtos e serviços de uma empresa. Através de estratégias de posicionamento de marca, atração de clientes, relacionamento e comunicação dos diferenciais que a companhia oferece.

O que a Equipe Comercial faz?

Assim que um possível cliente está na etapa de decisão da compra, a equipe de vendas entra em ação. Os vendedores são os responsáveis pela abordagem pessoal, direta ou indireta, que resulta em uma proposta comercial. Em seguida, se tudo ocorrer como o desejado, concluem a venda.

Por que eles brigam tanto?

Ao observarmos as funções de cada setor percebemos que ambos se relacionam com o mesmo cliente, mas em fases diferentes. Ou seja, um complementa o trabalho do outro e, portanto, era de se esperar que fossem muito unidos.Mas, a realidade é bem diferente! É normal em algumas empresas ter uma disputa (mesmo que velada) entre a equipe de vendas e o marketing e, consequentemente, um descompasso entre os departamentos.Apesar das duas equipes terem o mesmo foco – finalizar a venda e cativar o cliente – na maioria das vezes não há diálogo entre eles e um setor desconhece os processos do outro. Quando isso acontece, oportunidades e lucros acabam reduzidos.E como resolver esse problema? Uma excelente solução: o Smarketing!

Smarketing: a incrível e lucrativa união entre marketing e vendas. BG Comunicação e Marketing

Como o Smarketing pode ajudar?

O Smarketing é uma estratégia de marketing e vendas que tem como objetivo promover a união entre os dois departamentos para, assim, fechar mais e melhores negócios com o cliente.Somando a metodologia de vendas com o planejamento estratégico do marketing, ele consegue promover o trabalho conjunto, em prol do objetivo final: com a criação de um plano de ação, um captando e o outro convertendo em clientes por meio das vendas.Em outras palavras, adotar o Smarketing é ótimo para engajar as equipes, reduzir os atritos e apostar em uma estratégia mais alinhada.Muito prazer, me chamo Smarketing ou Sales Marketing.Por que você deveria apostar nessa metodologia em sua empresa ou negócio? Confira os benefícios e descubra:
  • Promove maiores taxas de conversão
  • Aumenta os resultados em vendas
  • Otimiza constantemente a estratégia
  • Gera harmonia entre as duas equipes
Mas como aplicar essa estratégia?1) Definir objetivos – quanto é necessário crescer, quantos clientes serão precisos, quantos contatos devem ser feitos para isso, etc;2) Implementar acordos de nível de serviço entre as áreas – isso irá documentar o compromisso que cada equipe para atingir os objetivos compartilhados;3) Suprir o processo com informações – à medida que o contato com o cliente acontece, definindo perfis mais lucrativos, para que se possa oferecer serviços com mais retorno;4) Manter a comunicação aberta – com reuniões regulares, não para tratar só de problemas, mas também dos sucessos nos processos de cada área;5) Confiar nos dados – e não em emoções quando as coisas não saem conforme o planejado.Smarketing: a incrível e lucrativa união entre marketing e vendas. BG Comunicação e Marketing

A sintonia é necessária!

Um dos pontos principais desse método é a troca de metas lógicas e mensuráveis entre as equipes. Definindo, assim, que as estratégias desses dois setores estejam alinhadas e com foco em um objetivo semelhante — gerar mais lucro para a empresa.Resumindo, a lição que o Smarketing mostra é que não será possível obter resultados significativos enquanto as equipes não conversarem entre si e, principalmente, não falarem o mesmo idioma.A ferramenta prioriza um trabalho focado, direcionado e em harmonia. Quais os resultados positivos? Essa integração que o Smarketing promove minimiza os erros, melhora os processos, otimiza vendas, gera mais receita e ainda cria uma boa integração entre as equipes que, até então, poderiam estar separadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *