Buyer Persona: entenda o que é, sua importância e porque criá-la

Buyer Persona: entenda o que é, sua importância e porque criá-la

Buyer Persona: entenda o que é, sua importância e porque criá-la

Elaborar uma Buyer Persona é essencial para uma estratégia de Marketing Digital efetiva.

A Buyer Persona pode ser definida como uma representação do cliente ideal de uma empresa, baseada em pesquisas de mercado e em dados dos clientes reais. As informações devem incluir dados demográficos, padrões de comportamento, motivações e objetivos. Quanto mais detalhes, melhor!

Ao traduzir o termo e o conceito de Buyer Persona, chegamos à expressão: Cliente Ideal. Essa é a tradução mais usada e facilmente compreendida. Contudo, a tradução literal de “Buyer Persona” é algo como “Cliente Comprador” ou “Cliente que compra”, mas estas definições não combinam com a proposta e, muitas vezes, acabam por confundir. Por isso, sempre que ouvir “Buyer Persona” você deve compreender como “Cliente Ideal”.

Uma Buyer Persona bem elaborada ajuda a determinar onde focar os seus esforços de venda e marketing, bem como a guiar o desenvolvimento do produto e a alinhar toda a estratégia em um só objetivo. Dessa forma, é possível atrair clientes, leads e consumidores de maneira mais assertiva.

Não existe regra quando o assunto é a quantidade de buyers personas. Uma empresa pode possuir diversos perfis de clientes ideais, uma vez que dificilmente um negócio atrai apenas um tipo de pessoa.

Buyer Persona: entenda o que é, sua importância e porque criá-la. BG Comunicação e Marketing

Entenda melhor o seu cliente e o que ele precisa

Quando pensamos em estratégia de marketing eficiente, o conceito de Buyer Persona é um dos mais importantes. Mas, por ser um termo relativamente novo para o marketing, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são, para que servem e, principalmente, como criar.

Para elaborar um perfil coerente com o seu público, deve-se fazer as perguntas certas para extrair dados precisos. Afinal, é com essas informações que a Buyer Persona será criada e irá auxiliar no seu planejamento de marketing. Então é crucial ter atenção!

Quais são as características mais comuns? Quais são as reclamações mais recorrentes? Em resumo, quais são as características comuns entre essas pessoas que têm uma mesma demanda pelo produto/serviço que você oferece. Em seguida, formate as personas e defina quais são as essenciais para o seu negócio.

Como mencionamos anteriormente, não tem um número mínimo ou máximo, porém, o recomendado é manter o foco e iniciar com as personas essenciais, avaliando periodicamente se há a necessidade de inclusão ou exclusão. Assim, o direcionamento da sua estratégia será mais efetivo e bem direcionado.

Buyer Persona: entenda o que é, sua importância e porque criá-la. BG Comunicação e Marketing

Uma boa estratégia de marketing digital precisa ser focada no público que a empresa deseja alcançar. 

Compreender o caminho percorrido pelo cliente (também chamado de jornada do cliente, veja o infográfico é essencial para o sucesso do marketing de conteúdo. São essas informações que vão ajudar na criação de conteúdos interessantes que despertem o interesse do público para então possibilitar que esses visitantes se transformem em clientes.

Por conta disso, a Buyer Persona é tão fundamental para o crescimento de uma empresa. Isso porque é a partir da definição dela que começa a concepção do processo de atração, conversão, vendas e fidelização. Consequência disso além do investimento, o retorno financeiro (ROI) passa a ser algo real.

Todas as estratégias que vão complementar o seu mix de conteúdo precisam despertar interesse e atrair o comprador ideal. Em vista disso, definir as personas da sua empresa é de grande valia para evitar o mau direcionamento e/ou fracasso da sua estratégia de marketing.

1 Comentários

  1. 04.05.2017 at 3:43 am
    Reply

    Realmente essa definição do cliente é importante. Ao conhecia o termo. Essa estratégia de traçar em paralelo todas as coisas que as buyers personas da empresa têm é capaz de mostrar coisas sobre a própria empresa, produto ou serviço que ninguém sabia.
    Gostei muito do gráfico das fases de aquisição de um serviço o pelo cliente. Totalmente eu!

Deixe seu comentário

Shares