Instagram: 12 dicas para se destacar na rede

Instagram: 12 dicas para destacar sua marca nessa rede social

Atraia mais sucesso para seus negócios com o Instagram, confira as dicas para engajar a marca nessa rede social.

Lançado em 2010, o Instagram foi criado para ser uma rede de compartilhamento de fotos. O sucesso foi tão grande, que esta mídia social cresceu de maneira surpreendente nos últimos anos e hoje já mais de um bilhão de usuários ativos. O Brasil está entre os países que mais utilizam essa ferramenta, e ter conhecimento desta estatística ajuda na hora de incluir essa rede na estratégia de marketing da empresa.

Por que investir no Instagram?

Atualmente o Instagram é uma das mídias sociais de maior expressão no mundo online, portanto garantir que a sua empresa tenha um perfil inserido nesse espaço trará mais visibilidade e alcance a ela. São milhares de fotos e vídeos publicados diariamente nesta rede, com um perfil equilibrado entre gêneros e idades de diversos públicos, que estão na rede para compartilhar bons momentos e descobrir novidades no mercado. A maioria das pessoas que estão logadas se torna um bom potencial de clientes para consumir os produtos e serviços ofertados, o que contribui para a empresa se comunicar e criar vínculos com eles através do Instagram, conquistando ainda mais sucesso.Mas é importante aproveitar as dicas certas para atrair seguidores e ter um bom aproveitamento dessa plataforma nos negócios. É preciso lembrar que apenas números não asseguram vendas nem popularidade, para isso é necessário aplicar métricas e conhecimento para obter os resultados planejados.Instagram: 12 dicas para destacar sua marca nessa rede social

Dicas para melhorar o engajamento da empresa no Instagram

A presença da marca nesta rede social é relevante na hora de manter o público interessado no que você vende. Para aumentar as taxas de engajamento, é importante que o marketing de conteúdo tenha regras e diferenciais que motivam as pessoas a seguirem a conta.Os seguidores se conectam com a marca através das publicações. Elas interagem, curtem, comentam e compartilham. Dê sempre o retorno a eles. Conecte-se com o seu cliente!Siga essas dicas para melhorar o empenho do seu negócio na rede:1 – Varie no conteúdo e aborde formatos diferentes nas postagens. Insira material que tenham relevância com o universo de atuação da marca. Não foque somente em vendas, pois os usuários não buscam somente isso.2 – Poste vídeos do seu negócio. Eles têm um engajamento três vezes mais alto do que as imagens. Seja criativo e consistente na proposta do marketing!3 – Aproveite os posts patrocinados para permitir a segmentação do púbico de interesse e divulgar eventos e as vantagens da marca.4 – Organize um calendário editorial para garantir uma definição e distribuição de conteúdo, incluindo postagens comerciais e comemorativas.5 – Aprenda com a concorrência! Analise o que está sendo positivo para adequar à sua marca. Conteúdos e ações de sucesso do concorrente podem também ser aplicados ao seu negócio.6 – Interaja com outras marcas. A interação com outros stakeholders, como os parceiros de negócios, fornecedores e concorrentes pode ser uma excelente estratégia para ampliar as possibilidades comerciais e ajudar na promoção de sua marca.7 – Realize sorteios para conseguir novos seguidores e compartilhar conteúdo. É uma ação simples para promover a página e captar interessados no seu produto ou serviço.8 – Não tenha medo de gerar novidades e readequar a estratégia online. Mude horários de postagens e faça um mix de conteúdos para observar qual gera melhor desempenho. Se precisar, faça uma nova pesquisa com o seu público para saber diretamente os pontos que são necessários modificar.9 – Promova campanhas sociais e produza conteúdo de conscientização. Sua empresa mostrará empatia e esse posicionamento ideológico ajuda no engajamento e comunicação com o público. Use o Instagram para propagar as ações beneficentes realizadas pela empresa.10 – Use as postagens em modelo carrossel, que permite inserir várias fotos numa única publicação. O objetivo é agregar conteúdo comum e fazer com que haja continuidade ou que possuam uma história, evitando o flood no feed.11 – Utilize o Stories. Além de gravar vídeos ou inserir mais imagens de produtos e/ou serviços.12 – Use as CTAs, ou Call-to-actions, nas postagens. Essas pequenas chamadas colocadas ao final de um conteúdo convida o usuário a participar de alguma ação para descobrir mais sobre seu negócio.Instagram: 12 dicas para destacar sua marca nessa rede social

Uma boa estratégia para a evolução do seu negócio

Todas essas dicas podem ajudar a melhorar o desempenho da marca no Instagram, mas não esqueça de que o mais importante é saber se comunicar com o público.Uma boa identidade visual, conhecimento do seu cliente e o conteúdo de relevância são os pontos-chaves para qualquer estratégia. Não deixe de monitorar os resultados constantemente para oferecer o que os usuários desejam. Essa análise é uma eficiente estratégia para acompanhar feedbacks e visualizar a necessidade de mudanças de posicionamento no Instagram. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *